Vamos à caça da perdiz? Dicas e truques para ter êxito!

A caça da perdiz é uma atividade que certamente lhe permite ter momentos de convívio com outros caçadores, livres de stress, longe da rotina familiar e do trabalho. Mas, sabemos que caçar não é fácil, por isso, reunimos um conjunto de conselhos úteis para quem não prescinde de uma caçada eficaz e em segurança.

1. Conhecer o local e a presa

Qualquer caçador que pretenda ter sucesso na sua atividade terá que conhecer previamente a região onde vai caçar, isto é, a geografia, a fauna e a flora, bem como as características da sua presa, nomeadamente os horários em que está ativa, qual o seu comportamento, qual o equipamento adequado para a caça, entre outros fatores. Estas são duas condições que vão ditar o êxito da sua caçada!

No caso da perdiz, na Quinta dos Penedinhos, poderá obter um serviço de consultoria sobre a melhor forma de fazer o repovoamento desta espécie, conhecer o processo de produção e as características desta espécie. Agende uma visita através do e-mail quinta.dos.penedinhos@gmail.com e fique a saber tudo sobre a perdiz vermelha.

2. Preparação física

A caça da perdiz exige sobretudo técnica e um bom domínio da arma. No entanto, terá também que percorrer uma área considerável para descobrir as suas presas, o que faz com que a preparação física seja tão necessária para a caça da perdiz como na caçada de outra espécie. Lembre-se que terá de ter resistência para longas caminhadas, por vezes nem sempre nas melhores condições atmosféricas e em terreno que pode ser irregular. Além disso, a prática de tiro também exige uma boa destreza muscular para manusear e transportar a arma.

3. Treine bastante o tiro em voo

Antes de se aventurar na caça verifique se a sua licença está em dia; os caçadores têm de estar legalizados. Se ainda não o fez, terá de frequentar um curso. Caçar perdiz exige pontaria e experiência, qualidades que só se adquirem com muito treino, por isso, procure espaços e ocasiões largadas) para treinar os seus tiros.

4. Não se esqueça do seu fiel amigo

Os cães são os grandes companheiros dos caçadores de perdizes. São o parceiro necessário neste desporto, que vão auxiliá-lo a descobrir e a recolher a perdiz. Por isso, se quer juntar o útil ao agradável, é uma boa altura para adquirir um cão de caça e treiná-lo para ser um bom caçador.

5. Saiba como funciona a largada de perdizes

Se vai participar numa largada de perdizes, tem de ser conhecedor da dinâmica da ação, para não colocar em causa, não só a sua integridade e segurança, mas também as dos outros participantes. Quem está responsável pela largada terá de assumir a organização dos participantes. Esteja atento às indicações que lhe forem transmitidas, nomeadamente as medidas de segurança e as regras de comportamento. Para saber qual é o seu lugar terá de participar no sorteio das portas. Assim que estas são abertas, as perdizes são largadas e é hora do caçador fazer mira ao alvo e atirar. Quando ouvir a buzina, está no momento de guardar a arma no estojo e procurar as “suas” perdizes, com a ajuda dos cães. No final, as aves são divididas pelos caçadores.

 

A Quinta dos Penedinhos dedica-se à criação de perdizes com grande capacidade voo, especialmente indicadas para as largadas, tanto de portas, como para caçar de salto.

Contacte-nos e informe-se sobre as condições, ligando para o +351 914 563 661.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *