Uma boa alimentação é essencial na criação do coelho bravo

Para garantir uma exemplar criação de coelhos bravos é necessário ter em conta uma série de fatores. Um dos principais é a sua alimentação. Um regime alimentar adequado previne sérios riscos para a qualidade de vida destes roedores e até a sua morte.

Como prestamos atenção a todos os cuidados alimentares, os coelhos bravos da Quinta dos Penedinhos são resistentes e fortes – ideais para projetos de repovoamento de caça. Quer conhecer melhor o nosso trabalho? Ligue-nos para o 91 456 36 61

                              coelho bravo                         

Que alimentos são obrigatórios para criar coelhos bravos saudáveis?

Um dos ingredientes que deve marcar presença no regime alimentar dos coelhos bravos é o feno. Além de garantir a saúde do sistema digestivo destes animais, o feno ajuda a gastar os dentes que não param de crescer.

A destacar também a importância das verduras com uma folhagem escura. Agrião, espinafre e couve-de-bruxelas são apenas alguns dos exemplos desses alimentos riquíssimos em nutrientes, nomeadamente vitamina A, potássio, fósforo e ferro. Estes vegetais devem ser extremamente bem lavados (para retirar possíveis bactérias, entre outros parasitas). Não é aconselhável optar por verduras com excesso de cálcio e açúcar, o que poderia conduzir a problemas no trato urinário e a um quadro de diabetes, respetivamente.

Quer obter mais conselhos sobre a criação de coelhos bravos? Conte connosco! Estamos prontos para tirar todas as dúvidas. Envie-nos as suas questões para o endereço quinta.dos.penedinhos@gmail.com

Quais são os outros alimentos que devem fazer parte da dieta dos coelhos bravos?

• Ração – deve compor 15% do regime alimentar dos coelhos. É importante certificar se as rações pertencem a marcas indicadas e se se encontram devidamente lacradas.

• Frutos – devem compor até 10% da alimentação destes roedores devido ao seu elevado nível de açúcar. Por curiosidade saiba que os coelhos bravos adoram frutos e até sentem o seu aroma ao longe. É aconselhável servir maçãs (qualquer variedade, sem sementes e caules), morangos, peras, kiwis e mangas, entre outros exemplos. Evite as frutas ácidas.

• Guloseimas – devem compor até 1% da dieta dos coelhos, sendo especialmente utilizadas como reforço positivo no decorrer dos treinos. É possível encontrar estes alimentos em lojas especializadas.

Independentemente das opções alimentares, a comida tem de ser servida em comedouros que se assemelham a vasos para que haja um maior controlo das quantidades – a alimentação em excesso pode trazer problemas graves, nomeadamente a nível intestinal. 

A água pode ser fornecida em bebedouros de pipeta. Como é óbvio, a água deve ser apropriada para consumo dos animais.

Eis outro conselho importante: sempre que inserir um ingrediente novo na dieta dos coelhos bravos, esse alimento deve ser introduzido de forma progressiva e em pequenas quantidades para evitar uma congestão digestiva.

Além de assegurar uma criação de coelhos bravos de qualidade, a Quinta dos Penedinhos dedica-se à criação de perdiz vermelha. Visite-nos no Casal da Feiteira, Pedra Furada, 2715-614 Montelavar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *