Como gerir corretamente a população de perdiz vermelha?

Os criadores de perdiz vermelha certificados sabem que o processo de gestão desta espécie é rigoroso e metódico. Para alcançar a meta de ter uma média de 5 perdigotos a chegar à idade adulta, por cada ninho, é necessário proceder a um correto ordenamento das populações e seguir um conjunto de regras. A primeira consiste em não abater mais de metade dos efetivos da espécie.

perdiz vermelha

Desenvolver as condições adequadas é outras das regras. E para tal, terá que fazer o seguinte:

  • Criar condições para a perdiz ser capaz de encontrar facilmente abrigo, água e alimento;
  • Controlar o número de predadores;
  • Afastar os cães e gatos selvagens da zona protegida, já que são grandes predadores desta espécie;
  • Ter a mesma vigilância junto dos rebanhos, que geralmente são acompanhados por cães-pastor, que são igualmente predadores da perdiz;
  • Ter cuidados na ceifa das sementeiras e na limpeza da área florestal para não destruir ninhos nem matar quaisquer efectivos destas populações;
  • Não abusar dos pesticidas nas zonas por onde a perdiz circula e procura alimento e água.

Na Quinta dos Penedinhos poderá conhecer estas e outras técnicas, de forma mais aprofundada e observar de perto as populações de perdiz vermelha. Contacte-nos pelo email quinta.dos.penedinhos@gmail.com.

Formação de caçadores é importante para preservar a perdiz vermelha

Para que as populações desta espécie sejam sustentáveis é importante que a caça também seja desenvolvida de forma responsável. Por isso, a formação dos caçadores e respetivo conhecimento da espécie são imprescindíveis para uma boa convivência entre o Homem e esta espécie. Por exemplo, a perdiz-cinzenta ou charrela é uma espécie protegida, por ser rara em Portugal. Porém, devido às suas características é muitas vezes confundida com a perdiz-vermelha (também conhecida por perdiz-comum), correndo o risco de ser abatida por caçadores pouco conhecedores da espécie.

Ao contrário da perdiz-vermelha, a perdiz-cinzenta tem um tom de ferrugem nas faces e o pescoço cinzento. Além disso, é mais pequena e tem patas amarelas. No caso do macho é possível ver no peito uma mancha castanha, na forma de ferradura.

Para caçar perdiz-vermelha em segurança, e não correr o risco de abater espécies em risco, ligue para a Quinta dos Penedinhos. As perdizes vermelhas deste criador têm uma enorme capacidade de voo, obtida nos parques de voo com 140 metros de comprimento. A sua beleza é inconfundível, fruto da qualidade de vida de que desfrutam neste espaço.

Venha conhecer as instalações deste criador certificado, que é uma referência a nível nacional. Marque a sua visita através do telefone: +351 914 563 661.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *